No Direction Home

No Direction Home
No Direction Home - Porsche 911

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Fim de um Ciclo

     Eu quase não acredito, esse dia finalmente chegou, eu vou colar grau, fechar um ciclo na minha vida, termina uma graduação em uma universidade pública, realmente quase não acredito!
     Tenho muito a agradecer a meu pai, por ter estado comigo durante esse tempo, por ter me ajudado a permanecer na universidade, ter bancado xerox e livros.
     Chegando ao fim da graduação tenho que assumir meus privilégios, quantas pessoas queriam estar nesse lugar? E não conseguiram, quantas foram até negado o direito básico de saber ler? Quantos apenas conseguiram termina o ensino básico, e por diversos motivos não conseguiram estar na Universidade pública. Essas pessoas mesmo não conseguindo estar na universidade financiaram meus estudos, graças ao seus trabalhos e impostos, e por isso consegui estudar de “graça” em uma instituição de ensino superior.
     Infelizmente a educação nesse país continua sendo um privilegio voltada prioritariamente a elite burguesa, até pouco tempo atrás a universidade pública não era pensada para os pobres e seus filhos, essa mentalidade só veio diminuir, porém não acabou, nos últimos anos graças aos governos voltados mais para o povo, que criou cotas, e proporcionou mais auxílios de permanência, porém todas essas conquistas agora são ameaçadas por conta de um governo golpista e ilegítimo, que buscar a voltar o pensamento de séculos passados.
     Ao terminar esse curso tenho plena consciência que esse diploma não me faz melhor do que qualquer outra pessoa que não o tenha, ele me faz, porém, ser mais responsável, pois ele foi financiado com o dinheiro de todos os trabalhadores, e agora não devo esquecer isto, devo buscar que esse investimento que foi feito em mim retorne para as pessoas que realmente precisam. Agora faz parte do meu trabalho fazer e proporcionar que essas pessoas, que financiaram meus estudos, tenham pelo menos uma chance de ocupar o local que lhe é de direito em uma instituição de ensino pública.
     A universidade deve estar cada vez mais aberta ao povo, aberta a todos os trabalhadores independente de seus credos, opção sexual, cor ou gênero. Devemos cada vez mais lutar para que os filhos, daqueles que tiveram o direito de estudar roubado, ocupem essas vagas que são suas, e que é financiada pelo trabalho de seus país e do seu próprio.
     Terminando a graduação apenas agradeço a UECE por esse tempo vivenciado lá. Ela foi minha segunda casa, conheci pessoas maravilhosas de modo muito especial Bruna Rocha. Edilário Arieiv e o professor Luan Corrêa. Descobri o gosto pela pesquisa, tenho muito a agradecer a UECE por ter proporcionado momentos de encontros e de partilha. Esse texto não é de despedida, é apenas um breve adeus, pois logo retornarei a universidade que é do povo.
Marcelo Freitas Sales, Fortaleza, am 27 Juli 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário